
Nome: João Ribeiro
Idade: 13 anos
Anos de Basquetebol: 8
Ano de Escolaridade: 8.º ano na Escola EB 2, 3 de Eugénio de Castro
Jogador de referência no basquetebol: Dwyane Wade
Jogador de referência na PT: Manuel Nunes
Como está a correr a presente época?
Esta época está a correr bem, estamos a esforçar-nos e a aprender muito basquetebol. Eu tenho tentado trabalhar ao máximo para melhorar cada vez mais o meu nível de basquetebol e o resto da equipa penso que também está a gostar muito de jogar basquete e de aprender cada vez mais.
Quais os pontos que mais destacas no primeiro mês de trabalho?
No início integrei o trabalho de treino com quase uma semana de atraso. Penso que me integrei bem e fiquei imediatamente ao nível de intensidade estipulado para o treino. Como pontos fortes destaco a intensidade do treino, o espírito de equipa, o companheirismo e os jogos já realizados que serviram para aperfeiçoar o nosso basquete.
Integras a equipa A mas na fase inicial vais jogar pela equipa B. Como acolheste esta decisão dos treinadores?
Acolhi bem. Para mim é bom treinar e jogar (em jogos de treino) com a equipa A, porém na equipa B acho que vou evoluir como jogador para quando o treinador decidir avaliar a evolução estar a passar uma grande forma física e estar muito evoluído, tanto a nível táctico como físico, para alcançar depois o objectivo de integrar em pleno a equipa A.
Seja como for as duas equipas têm muitos pontos em comum e funcionam como um só grupo. Agrada-te esta ideia de haver um único grupo de Iniciados, embora naturalmente com divisão em duas equipas para jogos e alguns treinos?
Sim. Este ano temos um grupo de iniciados muito forte, em que todos são amigos e se dão muito bem. Tem de haver muita solidariedade e companheirismo e este grupo de Iniciados (incluindo treinadores e seccionistas) é muito bom e muito unido. Penso que ambas as equipas têm condições para fazer uma grande época.
Que objectivos apontas para cada uma das equipas, A e B?
Há uma coisa que interessa muito e é fundamental: levar os treinos como se fossem jogos. Temos de levar um treino com grande responsabilidade e esforçarmo-nos tanto como num jogo. A equipa A tem de fazer uma boa época. Há um grande grupo de trabalho que pode ir muito longe. Temos que nos esforçar ao máximo, tentar ser campeões distritais e no Nacional esforçarmo-nos muito para também conseguirmos ter uma boa prestação. Quanto à equipa B, o fundamental é esforçar-se e tentar fazer um bom campeonato. Claro que um objectivo nosso é jogar basquete por gosto, com competição mas com grande vontade e alegria. Devemos esforçar-nos para honrar o símbolo que trazemos ao peito.
No próximo fim-de-semana vais a Lisboa com a equipa A para jogar contra clubes daquela região. O que esperas desta deslocação? Que importância atribuis a este tipo de iniciativas?
Considero ser muito importante este tipo de iniciativas. Temos de manter um grande companheirismo e amizade entre nós. Havemos de ter momentos para isso e momentos para nos concentrarmos ao máximo, também em companheirismo só que de outra maneira. Nos jogos que vamos realizar temos de pôr em prática tudo aquilo que treinámos e fazer bons jogos. Eu vou-me esforçar e penso que toda a equipa também o irá fazer.
"Não podes escolher a forma de perder, mas podes escolher a maneira como reagires para ganhar da próxima vez". Como comentas esta frase de Pat Riley?
Esta frase tem um grande significado. Uma pessoa quando vai para um jogo não pode ter a certeza que vai ganhar ou perder. Tem é de dar tudo o que tem dentro de campo. Quando a equipa perde já sabe como pode reagir para ganhar na próxima vez, analisando o seu desempenho e corrigindo os seus erros.
Mensagem que gostarias de deixar para a equipa e para os visitantes do nosso blogue?
Para a equipa gostaria de pedir a todos para se esforçarem nos treinos e nos jogos. Gostava de dizer também que temos um grande grupo e que temos de nos manter sempre unidos. Quero dizer-lhes que tenho muito orgulho em trabalhar o basquetebol na mesma equipa que eles. Para os visitantes do blogue e simpatizantes da equipa gostaria de "prometer" que a equipa se vai portar muito bem esta época, que se vai esforçar ao máximo e dar tudo o que tem. Temos também uma grande equipa técnica e grandes treinadores, portanto só condições favoráveis a uma grande época. Por isso continuem a gostar do basquetebol e a visitar o nosso blogue. BOM BASQUETEBOL E VAMOS CONTINUAR ASSIM A TRABALHAR E A ESFORÇARMO-NOS! E SOBreTUDO A DIVERTIRMO-NOS MUITO COM O BASQUETEBOL, POIS ISSO É FUNDAMENTAL. UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS!
Na próxima semana entrevista de José Marcelino, "capitão" do grupo de Iniciados Masculinos