
domingo, 30 de dezembro de 2007
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Festa!

PROGRAMA COMPLETO
10h00 - 12h30: Minibasquete
14H00 - 15H00: Voleibol
15h00 - 16H00: Futebol Salão
16H00 - 16H30: Basquetebol Iniciados M e F (estão convocados para jogar todos os Iniciados - comparecer no Pavilhão às 15H30)
16H30 - 17H00: Basquetebol Cadetes F e M e Juniores F
14h00 - 16h00: Bilhar
15h00 - 17h00: Tiro
16h00 - 17h30: Slot Cars
20h30 - 24h00: Festa
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
Entrevista da semana: Sofia Monteiro

Está a ser uma boa experiência. Eu já tinha estado à frente de outras equipas (apenas duas), mas estou a gostar e a continuar a aprender.
Que principais preocupações tens no trabalho que desenvolves com os "miúdos"?
Para além de tentar que eles aprendam a jogar basquete, acho muito importante que os ajudemos a crescer.
Fala um pouco sobre o grupo que treinas mais directamente, os Iniciados/B.
É um bom grupo. Os “miúdos” como pessoas são óptimos e quando se empenham trabalham muito bem. Até agora, parece-me que tem havido alguma dificuldade na conciliação dos treinos com os estudos, mas penso que vão conseguir encontrar um equilíbrio entre as duas componentes.
Há uma ligação estreita com a equipa “A”. Essa forma de trabalhar tem dado os frutos desejados?
Penso que o melhor seria tanto eu como o Tozé estarmos sempre com as duas equipas, mas não é possível estarmos presentes nos dois nos treinos, devido aos horários coincidentes.
Tanto a equipa "A" como a equipa "B" ainda não perderam em jogos oficiais. Que significado tem este percurso vitorioso? Que importância atribuis à vitória neste escalão e como a transmites aos jogadores?
Penso que as vitórias que ambas as equipas têm tido são importantes para os atletas e para a confiança que devem ter em si próprios. As vitórias são importantes! Ninguém gosta de perder e, assim, acho que devemos incentivar os “miúdos” a quererem ganhar. É muito importante que todos tenham a noção de que perseguir a vitória é bom, no entanto, não podemos saltar etapas na formação dos jovens para atingir a vitória. Mas se ensinarmos bem acho que não há problema em desejar a vitória.
Nos escalões mais jovens a presença e participação dos pais é sempre muito importante. Eles têm dito "presente" no dia-a-dia do grupo de Iniciados?
Este grupo de iniciados é um grupo “sortudo”, pois existe uma grande quantidade de pais que os vai acompanhando. No entanto acho que deviam estar ainda mais vezes presentes, não só nos jogos mas também nos treinos. É importante para os rapazes (neste caso) terem os pais a apoiar.
Uma boa relação basquete/estudos é fundamental para o sucesso de ambas as actividades. Pela tua experiência que contributos podes dar para a análise deste tema?
Tanto o desporto, neste caso o basquete, como os estudos são importantes componentes da nossa vida. Sendo assim, é fundamental sabermos conjugá-las. O mais importante é sabermos dosear as coisas, organizando bem o nosso tempo. Se o fizermos vamos ter tempo para tudo, estudar, treinar e ainda nos vai sobrar tempo para ir ao cinema com os amigos. Creio, também, que nesta área os pais devem desempenhar um papel muito importante, ajudando os filhos a conjugarem as coisas.
"Mais do que aquilo que um treinador sabe, interessa aquilo que os seus jogadores aprendem". Como comentas esta frase de Chuck Williams?
Se uma pessoa souber tudo sobre basquete mas não o conseguir explicar de uma forma que os atletas percebam, então tudo o que sabe não terá qualquer significado. O objectivo de um treinador é que os seus atletas aprendam, portanto o que interessa no final é que eles tenham aprendido as coisas. Sendo assim penso que Chuck Williams tem toda a razão no que disse.
És treinadora e também jogadora. Dissertando um pouco sobre a relação teoria/prática, podemos dizer que a assistirem aos jogos da jogadora Sofia os jogadores que treinas vêem personificado em campo o que lhes é transmitido pela treinadora Sofia? Ou essa "perfeição" não é assim tão fácil de conseguir?
“Faz o que digo, não o que faço”. Sei que os atletas que me vêem jogar, ou que possam vir a ver, não me vão ver a fazer todas as coisas que lhes digo para fazerem. Também tenho coisas a aprender e, sim, essa “perfeição” não é assim tão fácil de conseguir.
Como correu a participação no Torneio do Sangalhos? Que importância tem para a formação dos "miúdos" a participação neste tipo de torneios particulares?
O torneio correu bem, não pela vitória em si, mas sim pelo desempenho que tiveram e que os levou a ganharem a prova. Este tipo de iniciativas é de louvar, é importante para eles jogarem, ainda por cima contra equipas diferentes.
Mensagem que gostarias de deixar para o grupo de Iniciados e para os visitantes do blogue?
Gostaria de dizer a todos os Iniciados que temos que voltar “à carga”. Já mostraram que quando querem trabalham bem, portanto é sempre no máximo que temos de trabalhar. Quanto aos visitantes do blogue, venham jogar basquete! Vão ver que vão gostar!
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
Treinos nas Férias
Não esquecer que no próximo sábado, dia 29, se realiza a Festa de Natal, no Pavilhão.
BOM ANO!
segunda-feira, 24 de dezembro de 2007
sábado, 22 de dezembro de 2007
Iniciados em Sangalhos
Os sub14 jogaram e venceram o F.C.Porto, bom jogo malta
No final do torneio houve , ainda a eleição do 5 ideal, no qual os 'nossos' Franscisco Nunes e Manuel Rodrigues ficaram, o resto do cinco foi constituído por um atleta de cada uma das outras equipas presentes no torneio (Sangalhos, Porto e Ovarense) , peço desculpa mas não sei os nomes deles.
Anúncio da semana
Treinos nas Férias do Natal
Dia 17, 2.ª feira: 15H00-17H00 (A e B)
Dia 18, 3.ª feira: 19H00-20H30 (A e B)
Dia 19, 4.ª feira: 14H00-15H00 (B) 15H00-17H00 (jogo da equipa A frente aos Cadetes/B do Olivais)
Dia 20, 5.ª feira: 19H00-20H30 (A e B)
Dia 21, 6.ª feira: 15H00-17H00 (A e B)
Dia 26, 4.ª feira: 14H00-15H15 (B) e 15H15-17H00 (A)
Dia 27, 5.ª feira: 19H00-20H30 (A e B)
Dia 28, 6.ª feira: 14H00-15H15 (B) e 15H15-17H00 (A)
Dia 2, 4.ª feira: 14H00-15H30 (B) e 15H30-17H00 (A)
Bons treinos!
Divirtam-se!
Cinco na selecção

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Alimentação no Desporto
Atenção rapaziada

Apelamos a todos para que rápidamente entreguem as vossas "oferendas" para não deixarmos tudo para a ultima hora.
Vamos mostrar a raça PT.
Vamos fazer o maior numero de cabazes de sempre.
Bom Natal a todos.
Força PT
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Entrevista da semana: Tomás Dinis

Penso que está a correr bem. Temos conseguido ganhar todos os jogos, o que é bastante positivo. Apesar disso, os treinos não têm corrido muito bem: nem sempre nos aplicamos e nem sempre estamos concentrados, pois pensamos que são apenas momentos em que estamos a correr de um lado para o outro. Se não estivermos a 100% nos treinos, não estaremos também a 100% nos jogos, porque todos os aspectos aí consolidados não serão postos em prática como pretendido. Penso que devemos aproveitar melhor os jogos de treino, aplicando aí todos os aspectos consolidados nos treinos.
A equipa ainda não perdeu em jogos oficiais. Que importância atribuis a esse facto?
É muito importante para todos, pois se fosse o inverso de certeza que não estaríamos tão animados e confiantes. É um facto que ganhámos todos os jogos oficiais, mas não podemos ter confiança a mais e deixar de jogar como temos jogado nos jogos futuros. Ainda não está nada ganho, todavia se nos esforçarmos cada vez mais talvez continuemos sem derrotas, o que apesar de difícil é possível. Temos que encarar este facto com orgulho e vontade de fazer melhor, pois só assim atingiremos os nossos objectivos!
Que principais objectivos desportivos apontas até final da época?
Temos que melhorar os aspectos defensivos como a agressividade e empenho dado que normalmente os jogadores preferem o ataque pelo que não "dão o litro" na defesa. Nos aspectos ofensivos temos que correr mais para ocupar os corredores e posições definidas nos treinos. Se continuarmos com muitas vitórias e mais empenhamento nos jogos de treino e treinos será meio caminho andado para o sucesso!
Como defines o espírito da equipa? Achas que esse espírito está a ser importante para a abordagem aos jogos, nomeadamente aos momentos em que se deparam à equipa maiores dificuldades?
É um espírito de entreajuda. Todos os membros da equipa se conhecem bem pelo que sabem que se falharem em algum aspecto vão ser ajudados pelos restantes elementos. Esse espírito é bastante importante nos jogos difíceis, porque aí ficamos mais nervosos e tendemos a falhar. No entanto, sempre que falharmos, devemos corrigir o erro, agindo de forma rápida e não ficarmos desiludidos com a nossa prestação.
Um dos objectivos da equipa era encher o pavilhão nos jogos em casa. Tem vindo a ser atingido? Que importância atribuis à presença de público nos jogos da equipa?
Foi atingido com alguma facilidade! É muito importante que tenhamos apoio nos jogos, pois as nossas expectativas aumentam. Tentamos sempre fazer o máximo. Esta é a razão para termos atingido até aqui bons resultados. Além disso, quando tudo corre bem somos aplaudidos e isso dá-nos vontade de fazer sempre melhor! Com o público presente temos que ter a preocupação de fazer bem as coisas para continuarmos a beneficiar da sua presença.
Nas férias o número de treinos aumentou. Consideras importante? Gostarias que fosse ainda mais elevado?
Acho que é uma importante forma de não esquecermos o que temos vindo a aprender. Em vez disso, nestes treinos podemos conciliar todas as aprendizagens até aí adquiridas. Não considero necessário que o número de treinos seja mais elevado, pois poderiam existir mais faltas de jogadores que vão de férias, indo assim regredir em relação aos restantes.
"Derrotas, reveses e fracassos são naturais e são valiosos maestros no nosso caminho para o êxito." Como comentas esta frase de Jerry Lynch?
É uma frase muito verdadeira. Quando uma equipa é derrotada, apercebe-se que alguns aspectos terão que estar errados e esforça-se por aperfeiçoá-los. Quando, por exemplo, um jogador vai para lançar sozinho ao cesto e fracassa (falha) sabe que da próxima vez não o pode fazer daquela maneira! As melhores equipas com certeza que já perderam centenas de jogos. Assim aperfeiçoaram as tácticas e jogadas treinadas. Todos estes aspectos fazem parte do percurso desportivo. Quer isto dizer que as derrotas nos indicam o que fazer para atingirmos o sucesso!
Consegues conciliar o basquete com os estudos?
Sim. Para mim, não tem sido difícil frequentar os treinos/jogos e ter boas notas! Apenas temos que saber gerir o nosso tempo. Felizmente, agora nas férias é mais fácil de conciliar.
Mensagem que gostarias de deixar para a equipa e para os visitantes do blogue?
À equipa, gostaria de dizer que agora, com apenas dez convocados para os jogos, precisamos de dar tudo o que temos e o que não temos nos treinos para fazermos o que mais gostamos: jogar basquetebol. Aos visitantes, gostaria de dizer que, para os que andam à procura de um clube para fazerem desporto e desfrutarem de bons momentos, vão para a PT! Aos restantes, vão ver muitos dos nossos jogos e continuem a ver o blogue!
Na próxima semana entrevista de Sofia Monteiro
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Equipa "A" recebe ACERT


Torneio Flash Trophy II



terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Programa da 15.ª semana
5.ª feira (dia 13/12) - treino das duas equipas (19h00, no Pavilhão)
6.ª feira (dia 14/12) - treino da equipa A (18H30, na Alice Gouveia) e treino da equipa B (19H00, no Pavilhão)
Sábado (dia 15/12) - Torneio Flash Trophy II para a equipa B (14H30, no Pavilhão) e jogo particular PT/A-ACER Tondela (17H00, no Pavilhão)
Bom Basquete e Bom Estudo!
Divirtam-se!
Selecção Distrital
Parabéns!
Entrevista da semana: Carlos Rodrigues

No aspecto desportivo temos estado bem, contamos por vitórias todos os jogos realizados. O trabalho excelente desenvolvido pela equipa técnica tem sido bem assimilado pelos atletas, mas todos vamos ter de trabalhar mais para que possamos chegar mais longe. No relacionamento dentro do grupo e no clube vamos de vento em popa.
Ambas as equipas, “A” e “B”, mantêm-se invictas nos respectivos campeonatos. Que significado atribuis às vitorias e que importância consideras que elas têm no dia-a-dia do grupo de trabalho?
As vitórias são sempre importantes para o moral do grupo, mas só se conseguem com um trabalho apurado da parte dos treinadores e jogadores. Por isso, senhores atletas, temos que continuar a trabalhar mais e melhor para que possamos atingir os objectivos. Nós, pais e dirigentes do clube, só temos que tentar garantir que todos continuem a ter as melhores condições de trabalho dos nossos filhos/atletas, para que alcancem mais e maiores vitórias na vida escolar e desportiva.
Nos Sub-14 Masculinos optou-se por constituir um só grupo de trabalho, naturalmente dividido em duas equipas para as competições. Que opinião tens sobre esta forma de trabalhar?
Na minha singela opinião esta foi a melhor opção por parte da equipa técnica, pois o grupo é numeroso e só se poderia fazer um bom trabalho “dividindo-o”. Penso que assim todos poderão evoluir mais e terem mais tempo de jogo.
A equipa B, que acompanhas mais de perto, tem sido uma agradável surpresa pela alegria com que joga. Como analisas a prestação desta equipa até ao momento?
São uns “péstinhas”. Têm tido uma boa prestação nos treinos e jogos já realizados, pondo sempre uma enorme alegria em campo, fazendo aquilo que gostam. Mas (e há sempre um mas) a assiduidade aos treinos, principalmente à terça-feira, não tem sido a melhor. Estas ausências fazem com que a treinadora não consiga efectuar um trabalho com maior qualidade.
No plano desportivo, o que esperas de cada uma das equipas até ao final da época?
Espero que todos consigam chegar o mais longe possível (se possível à frente). Os Bs que ganhem a sua série e alguns torneios. Os As, primeiro que sejam campeões distritais e depois, com muito trabalho, o sejam também a nível nacional, pois penso que têm qualidade para chegarem longe.
Um momento muito apreciado pelo grupo é o já obrigatório “Jantar do Mês”. Que opinião tens sobre este pequeno momento de grande convívio? Como comentas o facto de os adultos, nomeadamente alguns pais, se associarem a ele com igual entusiasmo ao que é sempre revelado pelos mais novos?
O dito “Jantar do Mês” é, na minha opinião, um elo de fortalecimento de todo o grupo, pois é nessa altura que todos estão juntos em sã convivência, sem as preocupações dos jogos ou treinos. A vinda de alguns pais (e espero que cada vez venham mais, não só aos jantares mas também aos jogos) é o reflexo da união e trabalho de todas as pessoas deste grupo.
Como já foi reconhecido publicamente, inclusive pelos jogadores, os Sub-14 têm um grupo fantástico de seccionistas e directores…
Tentamos fazer o nosso trabalho da melhor forma, dialogando permanentemente, para que tudo corra pelo melhor. Afinal foi a isso que nos propusemos.
“O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê”. Como comentas esta frase de Platão e como a relacionas com a questão anterior?
A frase fala por si. O nosso trabalho no grupo é esse e fazendo com que todos se sintam bem conseguimos levar a nau a bom porto.
É habitual perguntar aos jogadores como conciliam o basquete com os estudos. Neste caso, como pai e seccionista, que opinião tens sobre esta questão?
Mensagem que gostarias de deixar para o grupo e para os visitantes do blogue?
Quanto ao grupo, gostaria que todos mantivessem a mesma postura que tiveram até hoje ou, se possível, melhorá-la com a vinda e participação de mais pais às actividades das equipas. Parabéns a todos! Aos visitantes, que não se limitem a participar no blogue mas venham estar connosco e com as outras equipes nos pavilhões por onde vamos passando. Vão ao basquetebol!
Na próxima semana entrevista de Tomás Dinis
Gramática (II)

Eu também dedico um triplo
Tu passas-me a bola para eu lançar e também dedicar um triplo
Eles não conseguem evitar que eu lance e também dedique um triplo
Nós fazemos a jogada para me libertar para eu lançar e também dedicar um triplo
Vós aplaudis quando eu marco e também dedico um triplo
Eles vão treinar a defesa para impedirem que eu lance e também dedique um triplo
Gramática (I)

Na próxima lição a conjugação dos verbos "encher vinte" e "dedicar sprints"
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Anúncio da semana
domingo, 9 de dezembro de 2007
Crónica do jogo PT/A - Académica
2.º Período - Também jogámos bem, apesar de não ter sido tão bom como o 1º. Apresentámos uma equipa menos forte fisicamente do que no 1º período, enquanto a Académica apresentou uma equipa mais forte e melhor do que no 1º período. Tivemos uma ou duas falhas defensivas. Foi, no entanto, um período positivo.
3.º Período - Neste período defendemos bem, apesar de algumas falhas. Fomos concretizadores e conseguimos defender bem. Apresentámos uma equipa muito parecida com a do 2º período e a Académica apresentou uma equipa com os seus melhores jogadores para tentar ainda equilibrar o resultado.
4.º Período - Boa defesa. Nos últimos 5 minutos conseguimos interceptar muitas bolas e atingir os 100 pontos.
O resultado final foi de 115-16.
Bom jogo.
sábado, 8 de dezembro de 2007
Vamos elogiar quem merece...
Há trabalho que é feito na sombra, não se vê, mas deve ser elogiado.
Entrevista da semana: Francisco Oliveira

Idade: 12 Anos
Que balanço fazes da primeira volta do campeonato?
As equipas de Iniciados estão a jogar um bom basquetebol, mas podíamos melhorar muito a nossa organização dentro do campo. As equipas estão bem na corrida pela vitória no campeonato, pois ainda não perderam nenhum jogo.
Ambas as equipas, A e B, estão invictas nos respectivos campeonatos. Que importância atribuis a esse facto?
É muito importante começar a vencer logo no início da época porque é bom mostrarmos logo de princípio que somos uma equipa capaz e muito forte.
Ganhar é importante?
É importante ganhar, mas ainda mais importante é divertirmo-nos a fazer o que gostamos.
No contexto das questões anteriores, que metas pensas que poderão atingir as duas equipas ao longo da época?
Penso que a equipa A está no bom caminho para atingir um bom resultado nos “Nacionais”. Quanto à equipa B as metas terão que ser um pouco menos ambiciosas porque muitos dos elementos da equipa vieram dos Minis, o que dificulta um pouco o trabalho dentro e fora do campo.
No próximo domingo, de manhã, ambas as equipas jogam em casa. Gostarias de ver a bancada cheia? Que argumentos utilizas para convenceres as pessoas a assistirem aos jogos?
É sempre bom ver as bancadas cheias pois o apoio é muito importante.
Como perspectivas os dois jogos, da equipa B frente ao Olivais/B e da equipa A frente à Académica?
São jogos sempre difíceis de ganhar, pois são derbies, o que pode dificultar a nossa tarefa. Espero que haja muito público e que voltemos a ganhar (esmagadoramente).
O que significa para ti jogar basquete na PT? Como defines o espírito que se vive no clube?
Na PT somos todos uma família que nunca fica desunida. Tem os seus problemas, mas são sempre resolvidos.
Basquete e estudos. Como concilias estas duas facetas do teu dia-a-dia?
Este 1.º período não correu muito bem mas as coisas hão-de melhorar nos próximos períodos.
"O basquete é um jogo de mudanças de velocidade". Como comentas esta frase de Lolo Sainz?
É muito importante mentalizarmos esta frase para podermos utilizar esta importante mensagem nos jogos (e treinos), para podermos ultrapassar os adversários.
Mensagem que gostarias de deixar para a equipa e para os visitantes do blogue?
Visitem o blogue que está muito bom e venham ver os jogos dos Iniciados (e não só) da PT, que são sempre um grande espectáculo.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
Jogos da PT
PT-Académica (sexta-feira, às 20H45, no Pavilhão da PT – arbitragem de Nuno Albuquerque e Nuno Borges); Lousanense-PT (sábado, às 15H30, no Pavilhão Municipal da Lousã – arbitragem de Daniel Costa e Pedro Miguel Dias)
Distrital de Sub-14 Masculinos (Série B)
PT/B-Olivais/B (domingo, às 9H30, no Pavilhão da PT – arbitragem de Pedro Simões)
Distrital de Sub-14 Masculinos (Série A)
PT/A-Académica (domingo, às 11H30, no Pavilhão da PT – arbitragem de Pedro Simões e Elisa Silva)
Distrital de Sub-19 Femininos
PT-Olivais (domingo, às 14H00, no Pavilhão da PT – arbitragem de Nuno Borges e João Medeiros)
Distrital de Sub-16 Masculinos
PT-Ginásio (domingo, às 16H00, no Pavilhão da PT – arbitragem de Nuno Borges e Elisa Silva)
Distrital de Sub-16 Femininos
Sporting Figueirense-PT (domingo, às 16H00, no Pavilhão da Escola Cristina Torres, na Figueira da Foz – arbitragem de José Lopes e Pedro Miguel Dias)
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Parabéns (Mister) Jaime!

"Jaime Fernandes convocado para os trabalhos da seleccção nacional de sub 14 masculinos."
(...)Em nome de toda a equipa: Parabéns Jaime e boa sorte! =D
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
Jantar do mês

Oradores: André Póvoa e Francisco Pimenta
A seguir ao jantar, todo o grupo vai assistir à segunda parte do jogo PT-Académica (Sub-18 Masculinos).
A foto reporta-se ao jantar anterior (captou o momento do fantástico discurso do Luís Salazar)