sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008
Jantar do Mês (outro?)

Realiza-se hoje o Jantar do Mês (outro?) do grupo de Iniciados PT, cerca das 20H45, no Restaurante Brasil. Numa altura da época em que a união é fundamental, o "pessoal" vai aproveitar mais esta ocasião para TODOS se divertirem muito.
Registe-se, pela primeira vez, a presença dos "rookies" que recentemente "subiram" dos Minis aos Iniciados B.
O Ricardo Campos e o Manuel Maia são os oradores de serviço. Quem serão os próximos?
PS: a foto reporta-se ao jantar anterior mas já ninguém se lembra em que mês foi...
Sic
Dulce Póvoa (24/10/07)
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Sic
Rui Valente (06/02/08)
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Porque...
Porque não há nada tão mágico como o basket!
Apagão Mundial

Escuridão mundial: No dia 29 de Fevereiro de 2008 das 19:55 às 20:00 horas propõe-se apagar todas as luzes e se possível todos os aparelhos eléctricos, para o nosso planeta poder 'respirar'. Se a resposta for massiva, a poupança energética pode ser brutal. Só 5 minutos, para ver o que acontece. Podemos acender uma vela e simplesmente ficar a olhar para ela, estaremos a respirar nós e o planeta.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
Entrevista da semana: Francisco Nunes

Idade: 13 anos
Anos de prática do basquetebol: 6
Ano de escolaridade e escola: 8.º Ano (Escola Eugénio de Castro)
Jogador de referência na PT: António Almeida
Jogador de referência no basquetebol: Baron Davis
De uma forma geral como está a correr a época?
A época está a correr muito bem, conseguimos fazer uma boa primeira parte do campeonato e também temos vindo a ter bons resultados nesta fase final que está a decorrer.
No último jogo da primeira fase a equipa sofreu uma derrota caseira com o Ginásio. Como foi "gerido" esse desaire? Que aspectos positivos teve para o grupo?
Acho que apesar de termos desmotivado um pouco, como é normal, não baixámos os braços e procurámos continuar a jogar aquilo que sabemos. Como aspectos positivos acho que a derrota mostrou-nos que este campeonato não vai ser fácil e que, se tivéssemos de sofrer uma derrota, que fosse na primeira fase e não nesta fase final, pois assim a equipa teve tempo para entrar nesta última parte do campeonato a 100%.
Agora, já na fase final, a equipa vai em três jogos e três vitórias. Que análise fazes desta primeira volta?
Acho que a equipa tem dado tudo nos treinos e isso viu-se nos três jogos que já fizemos.
Com que sentimento vai a equipa encarar a segunda volta? De que "já está ganho" ou, pelo contrário, de "que há ainda um longo caminho a percorrer"?
Um pouco dos dois. Como temos três vitórias em três jogos, a equipa aproxima-se mais do "já está ganho", mas todos nós sabemos que ainda há um caminho a percorrer.
Como defines o estado de espírito da equipa para abordar os jogos que faltam? Está motivada e confiante?
Claro! A equipa esteve sempre confiante desde o principio da época, com os seus altos e baixos, evidentemente, mas agora que é nesta altura que tudo se decide, a equipa está ainda mais motivada e confiante.
Os Iniciados PT formam um grupo muito alegre e divertido. Os jogadores têm conseguido transportar esse espírito para dentro do campo? Como o conciliam com a indispensável concentração?
Eu acho que a concentração e serenidade se nota mais do que alegria e divertimento, mas não deixamos de querer e tentar transportar alegria e divertimento para dentro do campo.
Quais os momentos que eleges como os melhores da presente época? Que outras iniciativas gostarias que fossem levadas a cabo pelo grupo?
Como melhores momentos da presente época elejo o fim-de-semana em Lisboa, o primeiro jogo da época contra os Olivais e os célebres "Jantares do Mês". Gostaria que houvesse mais fins-de-semana fora de Coimbra, porque é sempre bom para fortalecer o espírito de equipa.
"Jordan sabia que quanto mais o pressionavam nos treinos melhor jogava no dia dos jogos". Como comentas esta frase de Charles Davis?
O Sr. Davis tem toda a razão, porque apesar de o treinador "berrar" e nos pressionar para as coisas saírem bem, não é de uma maneira negativa, é como um incentivo para nos jogos fazermos menos erros e termos boas prestações.
Consegues conciliar o basquete com os estudos?
Consigo sim. Com o meu horário escolar é fácil conciliar pois arranjo sempre tempo livre para fazer os trabalhos e estudar.
Mensagem que gostarias de deixar para a equipa e de uma forma geral para toda a Família PT?
Para a equipa quero dizer que estamos muito bem a jogar assim e é assim que queremos continuar. Para a Família PT acho que não é preciso dizer muito, apenas que continuem a jogar o maravilhoso desporto que é o basquete.
Na próxima semana entrevista ao seccionista José António Melo
Diana no comando


Cinco no Passo a Passo

Sic
Ricardo Mendonça (8/11/07)
Programa da 26.ª semana
5.ª feira (dia 28/02) - treino das duas equipas (19H00, no Pavilhão)
6.ª feira (dia 29/02) - treino da equipa "A" (18H30, na Alice Gouveia) e treino da equipa "B" (19H00, no Pavilhão). A seguir "Jantar do Mês" no Restaurante Brasil (20H45)
Domingo (dia 2/3) - jogo oficial Lousanense-PT/B (9H30, no Pavilhão Municipal da Lousã) e jogo oficial Ginásio/A-PT/A (10H00, no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz)
Bom Basquete e Bons Estudos!
Divirtam-se!
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
PT em primeiro
Resultados
1.ª Jornada
Académica 43-68 Olivais/A
PT/A 61-55 Ginásio/A
2.ª Jornada
Ginásio/A 49-53 Olivais/A
Académica 47-68 PT/A
3.ª Jornada
PT/A 52-36 Olivais/A
Ginásio/A 63-50 Académica
Classificação
1.º PT/A (3 jogos, 3 vitórias, 0 derrotas, 6 pontos)
2.º Olivais/A (3j, 2, 1d, 5p)
3.º Ginásio/A (3j, 1v, 2d, 3p)
4.º Académica (3j, 0v, 3d, 3p)
Próxima jornada: Olivais/A-Académica (domingo, às 9H30, no Pavilhão dos Olivais); Ginásio/A-PT/A (domingo, às 10H00, no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz)
domingo, 24 de fevereiro de 2008
Vitória!

sábado, 23 de fevereiro de 2008
Bancadas Cheias

Entrevista da semana: André Luzio

Nome: André Luzio
Idade: 13 anos
Anos de prática do basquetebol: 5
Ano de escolaridade: 8.º ano (Escola Alice Gouveia)
Jogador de referência na PT: Jaime Fernandes
Jogador de referência no basquetebol: Steve Nash
Como correram os dois primeiros jogos da fase final, ante Ginásio e Académica?
Os jogos correram ambos muito bem. A equipa entrou animada, muito confiante e disposta a lutar por aquilo que queria! Apesar de haver alguns momentos de desconcentração, conseguiu!
A equipa propôs-se a defender muito bem e a jogar um basquete agradável. Esses propósitos estão a ser alcançados?
Eu penso que sim, a equipa está mais empenhada nos treinos para nos jogos poder defender bem e jogar um basquete agradável. A equipa já está a defender muito melhor, com outra atitude, com mais confiança e determinação a mostrar que quer mesmo a bola e está disposta a fazer tudo para consegui-la.
Segue-se o Olivais, no domingo, às 9H30. Como perspectivas este jogo?
Eu penso que neste jogo, sendo um tanto ou pouco decisivo, ambas as equipas vão lutar para terem a vitória e de certeza vão também jogar bom basquete e prometer um grande espectáculo. Para mim o jogo vai ser cheio de emoções e um jogo agradável de se ver.
O facto de se tratar de um jogo onde a vitória é importante, tendo em vista os objectivos desportivos, não vai impedir que a equipa se divirta a jogar? Qual o estado de espírito de todo o grupo?
A equipa para este jogo está muito confiante, não podia estar mais. Nós sabemos que vai ser um jogo importante, cheio de nervos à mistura, e que o adversário não vai facilitar. Mas a equipa, como tem acontecido nos outros jogos, vai entrar decidida, confiante, disposta a "dar o litro" para poder lutar pela vitória.
Encher o pavilhão, nos jogos em casa, era uma meta a atingir pela equipa. Está a ser conseguida? Esperas que venha muito público ao jogo com o Olivais? Que argumentos utilizas para convenceres as pessoas a virem assistir ao jogo e a apoiarem a equipa?
Nós estamos a conseguir encher o nosso pavilhão. Isso é muito bom, pois dá-nos mais vontade de jogar para não desanimar o público que nos vem apoiar. Para este jogo espero que o pavilhão esteja cheio, visto que é um jogo importante. Normalmente só digo às pessoas para irem ver o jogo pois nós prometemos dar o nosso melhor e digo que o jogo não vai ser "chato" nem aborrecido, digo que vai ser equilibrado.
O Jantar do Mês é um momento muito apreciado pela equipa. Como o defines? Que importância atribuis a este tipo de momentos de convívio no dia-a-dia de uma equipa?
O Jantar do Mês é um momento simplesmente ÚNICO, onde nós podemos conversar à vontade e podemos descontrair. O Jantar de Mês é bom para a equipa para nos conhecermos uns aos outros e para convivermos, é claro!
Desde que andas no basquete quais os melhores momentos que passaste?
Desde que ando no basquete passei por muitos e bons momentos, mas os melhores momentos foi o estágio a Lisboa e a ida aos Açores, que eu gostei muito e onde ganhámos todos os jogos.
"Não perguntes o que a equipa pode fazer por ti; pergunta antes o que tu podes fazer pela equipa". Como comentas estar frase de Magic Johnson?
Esta frase diz-nos que nós é que temos de saber o que podemos fazer para ajudar a equipa nos momentos mais difíceis em vez de perguntarmos aos nossos amigos o que nós temos de fazer pela equipa.
Basquete e estudos. Como concilias estas duas facetas importantes do teu dia-a-dia?
Antes dos treinos de basquete e depois dos jogos e dos treinos tento sempre estudar um bocado para ter os estudos em dia.
Mensagem que gostarias de deixar para a equipa e de uma forma geral para a Família PT?
A mensagem que quero deixar para a equipa é que temos de lutar muito no domingo, entrar decididos para ganhar e nunca desistir de nada. Para a Família PT quero dizer que estou muito contente pelo apoio que nos tem dado. Obrigado!
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
Jogos da PT
ACER Tondela-PT (sábado, às 15H00, no Pavilhão Municipal de Tondela – árbitro: António Moitas; oficiais de mesa: Joana Almeida, Cláudia Pereira e Sérgio Santos)
Nacional de Sub-18 Masculinos
Sangalhos-PT (sábado, às 16h00, no Pavilhão do Sangalhos; árbitros: Paulo Aguiar e Maurício Rua; oficiais de mesa: Sara Pato, Telmo Dias e Joaquim Silva)
Nacional de Sub-19 Femininos
CPN-PT (sábado, às 17H00, no Gimnodesportivo de Ermesinde – árbitros: Luís Ribeiro e Albino Bessa; oficiais de mesa: Joana Silva, Manuel Santos e Tânia Silva)
Nacional de Sub-16 Masculinos
PT-Vasco da Gama (sábado, às 21H00, no Pavilhão da PT, em Coimbra – árbitros: Nuno Albuquerque e Tiago Neves; oficiais de mesa: José Cardoso, Carlos Falcão e Paulo Cordeiro)
Distrital de Sub-14 Masculinos
PT/A-Olivais/A (domingo, às 9H30, no Pavilhão da PT, em Coimbra – árbitros: Nuno Albuquerque e Tiago Neves; oficiais de mesa: José Cardoso e Carlos Falcão)
Distrital de Sub-14 Femininos
PT-Olivais (domingo, às 11H30, no Pavilhão da PT, em Coimbra – árbitros: Nuno Borges e Pedro Filipe Dias; oficiais de mesa: Carlos Falcão e José Cardoso)
Nacional de Sub-18 Masculinos
PT-Maia (domingo, às 16H00, no Pavilhão da PT, em Coimbra – árbitros: José Lopes e Carlos Carvalho; oficiais de mesa: Hugo Duarte, Liliana Silva e João Ferreira)
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Programa da 25.ª semana
5.ª feira (dia 21/02) - treino das duas equipas (19H00, no Pavilhão)
6.ª feira (dia 22/02) - treino da equipa A (18H30, na Alice Gouveia) e treino da equipa B (19H00, no Pavilhão)
Sábado (dia 23/02) - treino das 2 equipas (9H30, no Pavilhão)
Domingo (dia 24/2) - jogo oficial PT/A-Olivais/A (9H30, no Pavilhão)
Bom Basquete e Bons Estudos!
Divirtam-se!
domingo, 17 de fevereiro de 2008
Olivais e PT em primeiro
Resultados
1.ª Jornada
Académica 43-68 Olivais/A
PT/A 61-55 Ginásio/A
2.ª Jornada
Ginásio/A 49-53 Olivais/A
Académica 47-68 PT/A
Classificação
1.º Olivais/A (2 jogos, 2 vitórias, 0 derrotas, 4 pontos)
2.º PT/A (2j, 2v, 0d, 4p)
3.º Ginásio/A (2j, 0v, 2d, 2p)
4.º Académica (2j, 0v, 2d, 2p)
Próxima jornada: PT/A-Olivais/A (domingo, às 9H30, no Pavilhão da PT); Ginásio/A-Académica (domingo, às 10H00, no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz)
sábado, 16 de fevereiro de 2008
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
Jogos da PT
PT-Vasco da Gama (sábado, às 15H30, no Pavilhão da PT, em Coimbra – árbitros: José Lopes e Nuno Borges; oficiais de mesa: Ana Archer, João Quintas e Graça Lourenço)
Sub-19 Femininos
PT-Esgueira (sábado, às 17H30, no Pavilhão da PT, em Coimbra – árbitros: José Lopes e Nuno Borges; oficiais de mesa: Ana Archer, João Quintas e Graça Lourenço)
Sub-16 Femininos
PT-Vitória de Guimarães (sábado, às 20H45, no Pavilhão da PT, em Coimbra – árbitros: Nuno Albuquerque e Tiago Neves; oficiais de mesa: Carlos Falcão, Eduardo Nabais e Paulo Cordeiro)
Minis-12 Masculinos
Torneio de Super Minis (domingo, às 9H00, no Pavilhão dos Olivais)
Sub-14 Femininos
Académica-PT (domingo, às 9H00, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – árbitros: Nuno Borges e Elisa Silva; oficiais de mesa: José Cardoso e Ana Archer)
Sub-14 Masculinos
Académica-PT/A (domingo, às 11H00, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – árbitros: Nuno Borges e Elisa Silva; oficiais de mesa: Ana Archer e José Cardoso); PT/B-Cantanhede (domingo, às 11H30, no Pavilhão da PT, em Coimbra – árbitros: Pedro Filipe Dias e Gonçalo Punza; SEM OFICIAIS DE MESA NOMEADOS)
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Capitães

O capitão (capitães) tem um papel fundamental para o sucesso da equipa e para o seu normal e salutar funcionamento no dia-a-dia. Tem de ser responsável e com comportamento exemplar dentro e fora de campo; deve ser um exemplo para os colegas em disciplina, atitude e assiduidade; não pode ser introvertido, antes tem de ser alguém que se sinta à vontade para falar abertamente com os treinadores e com os companheiros de equipa; tem de gostar muito do clube e dignificá-lo sempre; deve ser amigo de todos os companheiros, sem excepção, e ter um papel fundamental para a integração dos novos elementos; dentro de campo deve ser o principal incentivador dos companheiros, estando sempre a apoiá-los, principalmente àqueles que acabaram de falhar; deve ser exemplar perante a equipa de arbitragem e fazer com que todos os colegas também o sejam; deve zelar para que se mantenha e consolide o espírito que pretendemos para o grupo de Iniciados, sempre com apelo, entre outros, aos valores da amizade, da solidariedade, do companheirismo, da entreajuda.
Presenças
Total de Treinos: 76
1. Manuel Rodrigues: 75*
2. Luís Salazar: 73
2. Ricardo Rodrigues: 73 (2 L) *
4. André Póvoa: 72 (3 S)
5. José Marcelino: 71 (1 D; 2 L)
6. Francisco Nunes: 69 (4 L)
6. Manuel Almeida: 69 (3 S)
6. Ricardo Campos: 69 (3 S)
9. Tomás Dinis: 68
10. Pedro Martins: 65 (3 S; 1 D; 3 M)
11. André Luzio: 62 (1 D; 6 L)
12. Rui Valente: 60 (3 S)
13. Gonçalo Melo: 55 (15 L)
13. Ricardo Mendonça: 55 (1 D; 5 L)
15. João Ribeiro: 45 (5 D) *
16. Manuel Maia: 29 (5 D; 25 L) *
• Francisco Frutuoso: 12**
• Francisco Pimenta: 10**
Entre parêntesis as faltas justificadas pelos seguintes motivos:
S – Treino de Selecção
D – Doente
L – Lesionado
M – Ida ao Médico
* Contabilizados os treinos efectuados com a equipa “B”
** Apenas se juntaram à equipa “A” no dia 22 de Janeiro de 2008 (referência a 12 treinos)
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
Rookies

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
Olivais e PT em primeiro
Resultados
1.ª Jornada
Académica 43-68 Olivais/A
PT/A 61-55 Ginásio/A
Classificação
1.º Olivais/A (1 jogo, 1 vitória, 0 derrotas, 2 pontos)
2.º PT/A (1j, 1v, 0d, 2p)
3.º Ginásio/A (1j, 0v, 1d, 1p)
4.º Académica (1j, 0v, 1d, 1p)
Próxima jornada
Ginásio/A-Olivais/A (domingo, às 10H00, no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz)
Académica-PT/A (domingo, às 11H00, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra)
domingo, 10 de fevereiro de 2008
Programa da 24.ª semana
5.ª feira (dia 14/02) - treino das duas equipas (19H00, no Pavilhão)
6.ª feira (dia 15/02) - treino da equipa A (18H30, na Alice Gouveia) e treino da equipa B (19H00, no Pavilhão)
Domingo (dia 17/2) - jogo oficial Académica-PT/A (11H00, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra) e jogo oficial PT/B-Cantanhede (11H30, no Pavilhão)
Bom Basquete e Bons Estudos!
Divirtam-se!
Força PT!

sábado, 9 de fevereiro de 2008
Sic
Tomás Dinis (20/12/07)
Jantar do mês
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008
Jogos á noite RULA
N é o símbolo matemático de infinito e o 8 deitado (∞) também simboliza infinito, ou seja, noite significa, em todas estas línguas, a união do infinito!!!
∞ Português: noite = n + oito
∞ Inglês: night = n + eight
∞ Alemão: nacht = n + acht
∞ Espanhol: noche = n + ocho
∞ Francês: nuit = n + huit
∞ Italiano : notte = n + otto
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
Jantar do mês
A equipa "A" treina na Alice Gouveia e vai de lá para o restaurante; a equipa "B" treina no Pavilhão e vai ter ao restaurante.
O tradicional discurso é do Manuel Almeida.
Haverá desconto para sportinguistas?
Sic
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
Palavra de "capitão"

Entrevista da semana: Rui Valente

Idade: 13 anos
Anos de prática do basquetebol: 4
Ano de escolaridade: 8.º ano (Escola Eugénio de Castro)
Jogador de referência na PT: Bruno Cunha
Jogador de referência no basquetebol: Lebron James
Que balanço fazes da primeira fase do Campeonato Distrital?
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
Programa da 23.ª semana
5.ª feira (dia 7/02) - treino da equipa A (19H00, no Pavilhão)
6.ª feira (dia 8/02) - treino da equipa B (19H00, no Pavilhão) e treino da equipa A (19H30, na Alice Gouveia); a seguir Jantar do Mês no Restaurante Brasil
Domingo (dia 10/2) - jogo oficial PT/A-Ginásio/A (11H30, no Pavilhão)
Bom Basquete e Boas Férias!
Divirtam-se!
domingo, 3 de fevereiro de 2008
PEDIDO DE DESCULPA!!!

Boas! Publiquei aqui este post por várias razões:
1º- Gostava de pedir desculpa à equipa, por ter faltado aos treinos da semana passada. Não o devia ter feito, a razão de ter faltado nao vou referir agora.
2º- Sei que não devia ter "abandonado" a equipa, muito menos neste momento, num momento em que a equipa está numa fase decisiva, cometi um erro, e gostava de agradecer as pessoas que me ajudaram a perceber o termendo erro que tinha cometido.
3º- Por último fica mesmo o PEDIDO DE DESCULPAS.
DESCULPAM??
Fábula - A Cobra e o Pirilampo
Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em desistir.
Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada!
No terceiro dia, já sem forças, o pirilampo parou e disse à cobra:
- Posso fazer três perguntas?
- Podes. Não costumo abrir esse precedente para ninguém mas já que te vou comer, podes perguntar.
- Pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não.
- Fiz-te alguma coisa?
- Não.
- Então porque é que me queres comer?
- Porque não suporto ver-te brilhar!!
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
Cinco na Selecção
