sábado, 1 de dezembro de 2007

Entrevista da semana: Manuel Rodrigues


Nome: Manuel Rodrigues
Idade: 13 Anos
Ano de Escolaridade e Escola: 9º Ano (Colégio de S. José)
Jogador de referência na PT: Bruno Cunha
Jogador de referência no basquetebol: Lebron James

Que balanço fazes do período de época já decorrido?
Nestes quase 3 meses de trabalho a equipa evoluiu muito e a separação em dois grupos foi muito benéfica porque fortaleceu o espírito do grupo, que é espectacular. Todo o grupo de Iniciados está a treinar muito bem, cada equipa com o seu objectivo, e ainda temos muito por onde evoluir.

Como defines o espírito que reina no grupo de Iniciados?
O nosso espírito de equipa é brutal e acho que não há ninguém no grupo que se sinta mal. O espírito do grupo tem sido muito cativado pelos treinadores, nos treinos e principalmente num dos momentos mais esperados do mês, o famoso “ Jantar do Mês”, momento que é sempre fantástico.

Nesta fase inicial integras o grupo que constitui a equipa "A", embora jogues pela equipa "B". Como acolheste essa decisão dos treinadores?
Acho que a decisão foi muito positiva para a minha evolução enquanto jogador porque ainda não tenho tanta maturidade de jogo como os meus colegas da equipa “A”. Esta decisão fez também com que eu “acordasse” e evoluísse mais desde que estou no grupo “B”.

A equipa "B" participou recentemente no Torneio Flash Trophy, organizado pelo Olivais. Como correu a prova? Que importância atribuis a este tipo de torneios?
O Flash Trophy foi importante visto que a equipa só evolui com rotina de jogo e como só temos jogos a contar para o Campeonato Distrital de duas em duas semanas, este tipo de torneios ajuda-nos a melhorar o nosso jogo. A equipa entrou muito bem no primeiro jogo contra os Olivais, conseguimos ganhar vantagem desde cedo e continuámos esta vantagem durante o resto do jogo, enquanto que contra uma Académica “desfalcada” ganhámos com relativa facilidade.

No próximo domingo a equipa "B" vai jogar ao campo do Ginásio/B. Como perspectivas esse jogo?
A equipa “B” vai ter o jogo contra o Ginásio Figueirense na Figueira da Foz, no domingo às 9H30 da manhã, e desde já quero pedir, em nome da equipa, o apoio do nosso querido público neste jogo. Vamos entrar determinados para ganharmos o jogo, porque já lhes ganhámos um jogo não oficial e temos boas hipóteses de fazer um bom resultado. Mas para isto temos que entrar no jogo muito concentrados e com pouca brincadeira.

Que objectivos apontas para cada uma das equipas, "A" e "B"?
Os objectivos das duas equipas não são muito diferentes, visto que o objectivo da equipa “B” é vencer a sua série e a equipa “A” é ser campeã distrital e classificar-se para o Campeonato Nacional e, quem sabe, com uma ponta de sorte sermos CAMPEÕES NACIONAIS.

É intenção da Secção de Basquetebol da PT abalançar-se a equipas seniores. Como atleta, que importância atribuis à concretização desse passo?
É uma decisão muito sensata por parte da Direcção da Secção de Basquete da PT porque vai tornar a Secção de Basquete do clube PT em Coimbra mais conhecida e, a médio-longo prazo, nos escalões seniores da PT estarão todos os atletas dos escalões de formação.

"Ninguém é maior do que aquele que está disposto a que lhe assinalem os seus erros". Como comentas esta frase de Dave Barry?
Esta frase é muito verdadeira, porque qualquer pessoa que esteja disposta a indicar um erro que eu faça tem sempre mais conhecimentos e maturidade que eu, que cometi o erro. Esta frase dirige-se aos atletas porque significa que estes não devem ouvir aquilo que lhes é dito pelos treinadores indiferentemente, mas sim como vontade de aprender porque o que nos dizem não é com carácter desmoralizante mas sim com carácter moralizante porque um dos objectivos é aprendermos com os nosso próprios erros.

Consegues conciliar o basquete com os estudos?
Sim, consigo conciliar o basquete com os estudos na perfeição porque tento gerir o meu tempo consoante o que tenho de estudar. E o treino é sempre um momento de descontracção e que nos relaxa porque estamos a fazer o que mais gostamos.

Mensagem que gostarias de deixar para a equipa e para os visitantes do nosso blogue?
O que eu quero dizer à equipa é que temos que trabalhar cada vez mais para evoluirmos mais e assim alcançarmos os nossos objectivos enquanto equipa. Aos visitantes quero dizer que continuem a visitar o nosso blogue e que joguem basquete, de preferência no Clube PT.

Na próxima semana entrevista a Francisco Oliveira

6 comentários:

luis11 disse...

boa manel!

PedroM disse...

Excelente

Joao.Francisco.10 disse...

muito boa intrevista. força manuel, força iniciados, força pt!!

Anónimo disse...

boa manel

carlos

JN disse...

Grande entrevista. Boa MAnel

Tomas#6 disse...

Grande entrevista!!!