quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Entrevista da semana: Francisco Frutuoso


Nome: Francisco Frutuoso
Idade: 12 anos
Ano de Escolaridade: 8.º Ano
Anos de prática do basquetebol: 6
Jogador de referência na PT: Manuel Nunes
Jogador de referência no basquetebol: Tracy Mcgrady

Foi difícil a transição dos Minis para os Sub-14?
Para mim não houve muitas dificuldades pois no ano passado já treinava nos Iniciados, embora fosse Mini. Por isso já tinha treinado com todos os Iniciados e com a Sofia.

O que mais gostaste no novo escalão, de Sub-14?
O que gostei mais este ano foi do novo treinador, pois no ano passado o nosso treinador (mais propriamente dos As) não ia ver os jogos dos Bs.

De uma forma geral, como tem corrido a época até ao momento?
Acho que a época tem corrido bem pois nos jogos temos feito a maior parte das coisas que fazemos nos treinos. Mas acho que ainda temos de aperfeiçoar algumas coisas, como por exemplo a reposição de bola lateral e um bocado o contra-ataque, pois ainda não o fazemos muito bem. Por outro lado também acho que nos treinos devíamos estar mais concentrados.

Como caracterizas o grupo de Iniciados e cada uma das equipas A e B?
Acho que o grupo de Iniciados A é muito forte e que vão ganhar o “Distrital”. Se se esforçassem um pouco mais talvez até ganhassem os “Nacionais”. Quanto ao grupo de Iniciados B acho que a equipa também é forte embora não tanto como a dos A, obviamente. Acho que conseguimos ganhar o “Distrital” de Bs, embora para isso seja preciso trabalharmos mais pois muitos de nós ainda não percebem bem algumas tácticas de jogo.

O campeonato dos Bs começou com uma vitória no Pavilhão dos Olivais. Que análise fazes à prestação da equipa nesse jogo? O que esperas dos próximos jogos?
Acho que o jogo contra o Olivais correu bem, embora devêssemos aperfeiçoar algumas coisas. Acho que no contra-ataque nem sempre os nossos ressaltadores abrem para o lado certo e, por isso, muitas vezes não conseguem passar a bola ao base. Também acho que os mais altos da nossa equipa deviam ir aos ressaltos mais vezes, em vez de ficarem a olhar para a bola, e que os nossos bases não devem ter medo do defensor. Nos próximos jogos espero que a equipa jogue melhor e que tenhamos mais vitórias.

Nos jogos, a presença do público é importante? Esperas que venha cada vez mais gente assistir aos jogos de Sub-14?
Sim, pois sentimos-nos apoiados e com mais vontade de ganhar. Espero que cada vez venha mais gente aos jogos de Iniciados, pois quantos mais melhor (acho que também deva ir mais gente aos jogos de outros escalões da PT).

O que esperas de mais um "Jantar do Mês", que tem lugar na próxima sexta-feira? Que importância tem este momento para o grupo de Iniciados?
Espero um jantar bom e que o Pimenta seja o próximo a fazer o discurso. Para mim o jantar de grupo é muito importante, pois é uma maneira de os Iniciados se começarem a dar melhor e a aceitarem-se melhor uns aos outros.

Consegues conciliar o basquete com os estudos?
Sim, consigo. Acho que não devemos faltar aos treinos por causa disso pois os treinos, pelo menos para mim, são como se fosse uma disciplina onde o que "estudamos" depois aplicamos nos jogos.

"Aquilo que aprendes depois do que já aprendeste é o que tem mais valor." Como comentas esta frase de Jonh Wooden?
Acho que tudo deve ter mais ou menos o mesmo valor, pois se não dermos importância às coisas que aprendemos primeiro podemos começar a piorá-las.

Mensagem que gostarias de deixar para a equipa e para os visitantes do blogue?
Para a equipa gostaria de dar os parabéns pelo trabalho que temos feito e para os visitantes do blogue queria dizer para experimentarem o basquete da PT e para voltarem sempre para ver os novos posts.

Na próxima semana entrevista de Gonçalo Melo

6 comentários:

Anónimo disse...

boa entrevista mas ja agora como fazem a eleição da proxima pessoa a ser entrevistada?

Anónimo disse...

boa entervista!

Anónimo disse...

grande entrevista!XD

Anónimo disse...

so por acaso eu não fui escolhido porque estava lesionado e tive oportunidade de observar o trabalho da equipa!

Tozé disse...

Eu fiz essa "eleição" com a Sofia, dentro do princípio de que, ao longo da época, todos os elementos do grupo vão dar pelo menos uma entrevista (jogadores, treinadores e seccionistas). A lista está feita para toda a época embora, claro, possa sofrer pontuais alterações. Para se ir preparando, a seguir ao Gonçalo é o Manuel Rodrigues.

Andr�#15 disse...

Boa entrevista!!!