quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Entrevista da semana: Ricardo Mendonça

Nome: Ricardo Mendonça

Idade: 13 anos

Ano de Escolaridade: 8.º ano

Anos de Basquetebol: 2

Jogador de referência na PT: Sofia Monteiro

Jogador de referência no basquetebol: Lebron James


Ao cabo de dois meses, como analisas o trabalho realizado até ao momento?
O que temos vindo a fazer tem sido bom, mas não tem sido perfeito. Acho que podemos trabalhar mais, estando mais concentrados nos treinos e também nos jogos. Por estarmos a passar uma fase algo boa, não quer dizer que o campeonato já esteja no fim. Ainda há muito para fazer até ao fim do campeonato e até lá a equipa tem de lutar para mostrar aos adversários, aos espectadores e também a nós mesmos que conseguimos ultrapassar as nossas dificuldades.

Que principais diferenças se encontram na equipa, comparando a forma como se bateu nos primeiros jogos (Juniores Femininos do Sporting Figueirense e Chamusca) e a forma como está a jogar hoje?
Não estive presente em nenhum dos jogos treino contra o Chamusca, mas estive presente no jogo treino contra o Sporting Figueirense. As principais diferenças são: AGRESSIVIDADE; CONCENTRAÇÃO; ATITUDE; EMPENHO. Nos dois jogos referenciados na pergunta, principalmente no jogo contra o Chamusca, no primeiro a equipa teve medo dos jogadores adversários, por terem um ar de "ciganos", mas no segundo jogo, apesar de a vitória não ter sido nossa, já tivemos mais agressividade e atitude.

De uma forma geral a equipa tem encarado com muita alegria todas as diversas actividades em que se envolve. De que é que mais gostam nos treinos e nos jogos?
Nos jogos o que mais gostamos talvez seja o prazer de jogar, fazer o que gostamos e também, obviamente, de ganhar. Nos treinos gostamos mais de jogar.

O facto de haver permanente boa disposição pode levar a alguma perda de concentração quando ela é mais necessária. Como tem a equipa gerido esse aspecto?
Penso que não tem gerido muito bem. Nos treinos brincamos demais, levamos as coisas um bocado na brincadeira e nos jogos, no aquecimento, estamos constantemente a brincar e demasiado descontraídos, o que por um lado é bom mas também é mau, porque podemos estar divertidos e descontraídos, mas temos também que estar algo preocupados no jogo e não demasiado distraídos.

No jogo com o Olivais o nosso pavilhão estava praticamente cheio. Motiva mais jogar nessas circunstâncias? Esperas que a "casa cheia" se repita mais vezes? Que argumentos utilizas para convenceres as pessoas a assistirem aos jogos de Sub-14 da PT?
O facto de a bancada estar com muitos espectadores é bom, porque sinceramente não tem piada estar a jogar por jogar, sem ouvir o público a aplaudir a equipa quando marca cesto. Mas também não estamos a jogar apenas para a bancada… Para motivar as pessoas a assistir aos nossos jogos, digo que precisamos de apoio, e que todos os jogos vão ser emocionantes e importantes para a equipa.

Agrada-te o facto de haver muita proximidade entre todos os Sub-14, apesar de divididos em duas equipas?
Sim, é bom a equipa estar unida, também para os B's terem um bocado a noção do que vão fazer para o ano e para a equipa aprender a estar unida em qualquer circunstância.

Aproxima-se mais um "jantar do mês". Como defines esse momento e que importância achas que tem para a equipa?
O "jantar do mês" é uma forma de a equipa se distrair um bocado, estar junta e haver divertimento entre todos. Nos treinos temos de estar com a “cabeça no sítio”, mas também é bom haver um jantar onde a equipa se possa divertir TODA JUNTA.

"Só no dicionário é que o sucesso vem antes do trabalho". Como comentas esta frase de Einstein?
É uma frase muito verdadeira, porque sem trabalho não há sucesso. E é preciso trabalhar para atingir os objectivos da equipa. E ter sucesso! Porque, de facto, só mesmo no dicionário é que o sucesso vem antes do trabalho.

Consegues conciliar o basquete com os estudos?
Sim, consigo, e como já foi dito no treino até é bom ir aos treinos quando temos testes, para descontrair um bocado. E não é por ter quatro testes numa semana que um atleta deve faltar ao treino. Os treinos são às terças, quintas e sextas, das 19H00 às 20H30 ou então das 18H30 às 20H00 e não é por uma hora e trinta que o estudo fica prejudicado.

Mensagem que gostarias de deixar para a equipa e para os visitantes do nosso blogue?
Para a equipa queria dar os parabéns pelo bom trabalho que temos feito até agora. Mas temos que continuar a trabalhar e a treinar para conseguirmos fazer mais e mais ainda. E para os visitantes do blogue, espero que tenham gostado da entrevista e que não percam as próximas "entrevistas da semana".

Na próxima semana entrevista de Francisco Frutuoso

4 comentários:

PedroM disse...

Excelente entrevista, parabens Ricardo.

Sofia M disse...

com esta e que apanhas te desprevinida :') e bom saber isso...continua a trabalhar ricardo;)

Tomas#6 disse...

boa...é isso que é preciso: agressividade, empenho e...disponibilidade...e para o sucesso é preciso trabalho...continua...

Anónimo disse...

boa entrevista Ricardo