terça-feira, 20 de novembro de 2007

Entrevista da semana: Gonçalo Melo


Nome: Gonçalo Melo
Idade:
13 anos
Ano de Escolaridade:
8.º ano
Anos de prática do basquetebol:
4
Jogador de referência na PT:
nunca tive, tentei ser sempre melhor do que eu mesmo
Jogador de referência no basquetebol:
não tenho


Que balanço fazes da primeira volta do campeonato?
Acho que já começámos a fazer bastantes coisas que fomos trabalhando nos treinos, mas há algumas coisas que ainda não fazemos completamente bem (mas vamos conseguir). Nos jogos tivemos partes boas e menos boas, mas com o tempo vai ficar tudo a 100%. Mas tudo junto acho que fizemos uma primeira volta boa.

Na tua opinião qual o jogo em que a equipa teve melhor prestação? E pior?
Para mim o jogo onde a equipa teve melhor prestação foi o jogo contra a Académica. Eu não vi, porque não pude, mas disseram que foi bom e que estivemos muito bem na defesa, mas no final deixámos de jogar tão bem como tínhamos jogado até ao momento. E o jogo onde a equipa teve pior prestação neste último contra o Ginásio. Jogámos mal, não tivemos agressividade nenhuma e nos piores momentos, causados por nós, não demos velocidade ao jogo e não mantivemos a cabeça fria nos momentos em que era necessário.

Como perspectivas a segunda volta da primeira fase, que começa no Pavilhão dos Olivais?
Acho que temos condições para começar bem a segunda volta da primeira frase, porque tivemos mais tempo para trabalhar as coisas que nos faltaram fazer na primeira volta. E acho que não há problema por ser no Pavilhão dos Olivais, pois é uma equipa como outra qualquer.

Além da parte competitiva, que outros aspectos realças nos dois meses e meio já decorridos na presente época?
Acho que a época neste aspecto tem corrido bem, não houve nenhum problema, os jantares têm corrido conforme o planeado e mantivemos o espírito de equipa que sempre tivemos e que sempre teremos.

Como defines o espírito de grupo dos Iniciados PT? A união que existe nas equipas, A e B, reflecte-se dentro do campo?
Penso que sim. A equipa de Iniciados PT sempre teve um bom espírito de equipa e acho que isso nos ajuda bastante nos jogos, porque quando algum de nós não consegue fazer alguma coisa os outros ajudam esse tal colega. E se não tivéssemos esse espírito os nossos jogos não seriam o que são, porque cada um fazia uma coisa e nada batia certo e para isso cada um andava com uma bola e não uma bola para todos. E essa tal bola é para ser partilhada entre a equipa.

Que objectivos apontas para a equipa ao longo da época? E individuais?
Os objectivos que eu aponto para a equipa nesta época são os seguintes: fazermos o melhor possível no Campeonato Distrital, lutar no Nacional para irmos o mais longe possível e ter o máximo de jogadores possíveis na selecção distrital.

Estiveste parado cerca de três semanas, por lesão, e escusado será perguntar se sentiste falta de jogar basquete. Como estão as coisas neste momento? Seguiste à risca as indicações do médico e da fisioterapeuta? Que conselhos dás a outros colegas nas mesmas circunstâncias?
Neste momento as coisas estão melhores porque já não tenho dores, mas não posso esforçar senão acontece o que aconteceu e tenho de ficar parado mais tempo ou até parado de vez. Ainda tenho de ir à fisioterapeuta para ver como estão a correr as coisas e para recuperar o que perdi. Sim, tenho seguido à risca o que me mandaram fazer e é por causa disso que já estou quase bom. O que aconselho aos meus colegas é que se tiverem alguma dor parem e não esforcem mais até irem a algum especialista e depois logo se sabe se é alguma coisa ou não. Mas aceitem os conselhos que vos dão e não continuem a treinar ignorando a lesão ou o mau jeito porque podem piorar as coisas.

"Resposta ao erro: lutar ferozmente." Como comentas esta frase de Dick de Venzio?
Acho que esta frase se refere quando a bola não é de ninguém e está a tentar mostrar que temos de lutar para que essa bola fique nossa. Mas por outro lado pode querer dizer que temos de "lutar" dentro do jogo pois se não "lutarmos" não conseguimos atingir os nossos objectivos.

Consegues conciliar o basquete com os estudos?
Sim, porque uma coisa não tira a vez da outra e como o Ricardo Mendonça disse e muito bem quando temos teste o treino ajuda a descontrair. E que quando estamos no treino é para treinar e quando estamos a estudar é para se estudar alguma coisa de jeito.

Mensagem que gostarias de deixar para a equipa e para os visitantes do blogue?
À equipa queria dizer que temos estado a fazer um bom trabalho mas que ainda temos de trabalhar bastante para subirmos mais do que já subimos. Aos visitantes do blogue que se forem jovens como nós que entrem para a PT. E para todos em geral quero apenas dizer para não perderem as próximas "entrevistas da semana".

Na próxima semana entrevista com Manuel Rodrigues

4 comentários:

PedroM disse...

Boa Gonçalo!

Andr�#15 disse...

Boa gonçalo!!!!Grande entrevista!

CMarcel disse...

Parabéns Gonçalo pela entrevista.
Rápida recuperação!!!!

Anónimo disse...

Boa intrevista Gonçalo!