quinta-feira, 20 de março de 2008

Entrevista da semana: Ricardo Campos

Nome: Ricardo Campos
Idade: 13 anos
Anos de pratica do basquetebol: 4 anos
Jogador referencia na PT: António Almeida e Bruno Cunha
Jogador referencia no basquetebol: Allen Iverson


De uma forma geral, que balanço fazes desta época?
Eu acho que esta época tem sido muito boa. Conseguimos cumprir os nossos objectivos, sendo o mais importante termos sido campeões distritais, embora não estávamos a espera de tantas dificuldades como tivemos.

Que momentos eleges como os melhores da época?
Para mim os melhores momentos da época foram proporcionados pelo o convívio que temos tido em equipa, quando vamos jantar, mas o melhor mesmo foi termos sido CAMPEÕES. A festa que fizemos dentro do pavilhão e no balneário, depois do jogo contra a Académica, foi de grande euforia por parte de todos os jogadores e treinadores, que se esforçaram por viver aquele sonho.

Como viveu a equipa a conquista do título distrital?
Foi com grande euforia que pela primeira vez conquistámos um título distrital. Era um sonho que se tornou realidade. A equipa viveu intensamente a conquista do campeonato distrital e, como eu já disse atrás, FOI UM GRANDE EUFORIA.

Na tua óptica, a que principais aspectos se deve esse êxito?
Para mim o êxito em termos sido campeões deveu-se aos jogadores, mas em especial aos treinadores pois são eles que nos treinam e que sempre nos disseram que “ganhar é importante”. E aos seccionnistas e directores, que “sofreram” de todas as maneiras. Andam sempre com grande azáfama para que nada nos falte e nos jogos tentam puxar pela claque. Em suma, tentam ajudar-nos ao máximo, dando-nos mais confiança.

Muitos dos jogadores da equipa vêm juntos desde o Minibasquete, há vários anos. Neste momento, quais as pessoas que recordas que, embora actualmente não pertençam à equipa, também contribuíram para os êxitos que ela conseguiu este ano?
Penso que qualquer um dos treinadores teve o seu peso na nossa instrução, na sua devida altura. Quanto aos jogadores, os que mais influenciaram em anos anteriores foram o Gustavo e o Jaime, visto que ainda hoje alguns jogadores da equipa tentam “copiar” alguma coisa deles.

Foste um dos eleitos para representar Coimbra na Festa do Basquetebol Juvenil, em Portimão. Com que sentimentos recebeste a convocatória? Que importância tem para os jogadores participarem num momento como este?
Quando recebi a convocatória para representar a Selecção Distrital fiquei contente e muito feliz pois era um sonho poder ir à Festa do Basquetebol Juvenil a Portimão. Para os jogadores que participam num momento como este è bom pois ganham mais técnica, mas o mais importante é que fazem novos amigos e travam novos conhecimentos com jogadores de outros distritos. É talvez uma experiência única na vida. Penso que vai ser muito bom.

Como está a correr a preparação da Selecção?
A preparação da Selecção esta a correr bem, mas está a ser cansativa. Quando chegamos ao fim do dia as forças já fraquejam.

Com que objectivos competitivos parte a selecção de Sub-14 Masculinos para Portimão? Ganhar será importante?
Os objectivos competitivos da parte da Selecção de Sub-14 Masculinos são conseguir fazer melhor do que a equipa do ano passado. Ganhar será importante pois mostramos que podem dizer mal do basquetebol juvenil de Coimbra mas mostramos que devem criticar-se a eles e não aos outros.

"Marcar pontos ganha jogos, mas evitar que nos marquem aproxima-nos dos títulos." Como comentas esta frase de Pepu Hernández?
Esta frase, para mim, significa que se dermos o máximo nos jogos para marcar o maior número de pontos e se não os deixarmos marcar conseguimos chegar sempre aos objectivos que são propostos pelos treinadores. Mas sem esforço e trabalho não conseguimos cumprir esses objectivos.

Mensagem que gostarias de deixar para a equipa e para os visitantes do blogue?
Malta, somos campeões! Vamos lutar por sermos uma “EQUIPE”, unida, e vamos todos trabalhar para sermos os melhores. Para as pessoas, que apreciem o nosso blogue e comentem o que acharem que se deve comentar. Mas não deixem de visitar, porque todos os dias há coisas novas. Já agora quero agradecer a todas as pessoas que nos acompanharam e nos apoiaram durante esta época. Estamos no nacional! Malta, venham apoiar-nos. BOA PÁSCOA para todos!


Na próxima semana entrevista a Pedro Abranches Carvalho

3 comentários:

Anónimo disse...

Relativamente à frase de Pepu Hernández: "Marcar pontos ganha jogos, mas evitar que nos marquem aproxima-nos dos títulos.", penso que não foi entendida, no que li na resposta. O que este grande treinador (selecionador espanhol que levou a Espanha a ser campeã mundial) quer dizer é basicamente a outra máxima que existe também: "O ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos". Não interessa se marcamos muitos pontos, o que interessa é ter uma defesa muito boa, porque se uma equipa marcar apenas 20 pontos, mas se a outra marcar 0 pontos, quer dizer que houve um excelente trabalho defensivo, coisa que este grupo de trabalho tem vindo a fazer.
Portanto lembrem-se, nunca descurar os aspectos defensivos, porque "a defesa é a melhor chave do ataque."

Anónimo disse...

"Ganhar será importante pois mostramos que podem dizer mal do basquetebol juvenil de Coimbra mas mostramos que devem criticar-se a eles e não aos outros."

Caro Ricardo

Criticar nem sempre é "dizer mal". O que se diz, muitas vezes, é que no basquete de Coimbra é possível fazer muito mais e melhor. Repito: FAZER MUITO MAIS E MELHOR! Se todos o fizermos, dirigentes, jogadores, treinadores e treinadoras, então de certeza que a modalidade no distrito será muito mais forte e, por consequência, as selecções distritais também.

Anónimo disse...

Os objectivos competitivos da parte da Selecção de Sub-14 Masculinos são conseguir fazer melhor do que a equipa do ano passado.....

realmente era bom uam equipa de coimbra nas medalhas (devido a classificaçao da sleçao do ano pasasdo 4º lugar), dificil mas bom .