sábado, 5 de janeiro de 2008

Entrevista da semana: Luís Salazar

Nome: Luís Salazar
Idade: 13 Anos
Ano de Escolaridade e Escola: 8.º Ano (Escola Dr.ª Maria Alice Gouveia)
Jogador de referência na PT: António Almeida
Jogador de referência no basquetebol: Lebron James

Como está a correr a época?

Acho que a época está a correr bem porque nos aspectos desportivos nenhuma das equipas ainda perdeu nenhum jogo e nos aspectos de relacionamento damo-nos todos bem, e acho que isso é muito importante para manter o espírito de entreajuda e de união, nos jogos e nos treinos.

Até ao momento quais os aspectos que mais realças?
Os aspectos que mais realço são os bons resultados que ambas as equipas estão a ter no “Distrital” (estão ambas em 1.º lugar nos respectivos campeonatos) e os convívios que temos tido, como por exemplo o estágio em Lisboa (acho que foi uma excelente oportunidade de relacionamento, que mais tarde todos irão recordar) e os jantares em cada mês.

Parece haver uma excelente combinação entre momentos de muito trabalho e outros de grande convívio e diversão. Que importância atribuis a essa dicotomia?
O basquete proporciona relacionamento entra os atletas, diversão e competição. Se nós não nos divertíssemos e se o convívio não existisse poucos andavam no basquete.

Neste momento há 30 Iniciados. Consideras importante que, em determinados momentos, o grupo funcione como um só, ou seja As e Bs todos juntos?
Considero que é importante que tenhamos momentos em que o grupo funcione como um só, para a diversão ser maior e para nos conhecermos melhor uns aos outros. É também importante termos oportunidade de jogar com atletas que não conhecemos tão bem.

Que significado atribuis ao facto de ambas as equipas, "A" e "B", ainda não terem qualquer derrota? Que importância atribuis à vitória?
O facto de ambas as equipas não terem nenhuma derrota motiva-as a terminarem o campeonato invictas. A vitória, especialmente contra os adversários mais difíceis, estimula-nos a esforçarmo-nos ainda mais para continuarmos assim.

O "Distrital" vai decidir-se em pouco mais de um mês. Como achas que a equipa o vai "atacar"? Confiante?
Penso que a equipa vai entrar com muita garra e confiança para os jogos que se avizinham. Todos nós queremos ser campeões distritais e passar ao “Nacional” e sabemos que estes jogos são muito importantes.

De que forma o espírito de grupo vai ser importante para a abordagem da fase final? E o público afecto à equipa?
O espírito de grupo vai ser importante para a abordagem aos próximos jogos para a entreajuda ser maior. O público também vai ser muito importante porque todos nós preferimos jogar com o pavilhão cheio do que com meia dúzia de pessoas.

"Se aquilo que fizeste ontem te parece uma grande coisa, é porque não fizeste nada de especial hoje". Como comentas esta frase de Mike Krzyewski (Coach K)?
Esta frase incita-nos a fazer sempre melhor hoje do que ontem, mesmo que o que fizemos ontem tenha sido muito bom.

Consegues conciliar o basquete com os estudos?
Eu consigo conciliar o basquete com os estudos porque o basquete também ajuda a descontrair do stress da vida escolar.

Mensagem que gostarias de deixar para a equipa e para os visitantes do blogue?
Para a equipa: estamos a realizar um bom campeonato até aqui. Vamos continuar assim. Para os visitantes do blogue: continuem a vê-lo pois irão poder ler estas entrevistas da semana e as crónicas dos jogos para quem não os pôde ver ao vivo. Acho também que o blogue é um bom meio de interacção entre a equipa, os pais e amigos.

Na próxima semana entrevista de Mário Abrantes

5 comentários:

Andr�#15 disse...

Grande entrevista!!!!!
Boa Luís!!

Anónimo disse...

Boa entrevista Luis.
Continua a trabalhar e mantém-te sempre com Alegria. Desfruta do prazer de jogar e sê feliz.
O Amigo Moura Távora

Manuel Rodrigues disse...

Boa entrevista Luís.
Parabéns

FFrutuoso disse...

boa entrevista luis.

Anónimo disse...

boa entrevista luis
parabens e abraço